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Jogo do 10

segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Este jogo trabalha o valor posicional do número e o sistema decimal que é na base 10, por isso o nome é jogo do 10. Você deve iniciar esse jogo com os palitos, depois quando o aluno for entendo , você faz esse jogo com o material dourado, depois com o dinheirinho e por último o dinheirinho chinês (tampinhas). Calma vou explicar!
 Na foto não apareceu o número 1, mas ele tava lá na casa dos montes
V
Jogo do 10
Tapetinho de EVA separado em três casas. (Voe pode chamar as casa de soltinhos, montinhos e montes).
Dado de bolinhas
Palitos
Liguinha para amarrar( é muito importante que o aluno conte e amarre)
Números de 1 a 10 escritos em quadradinhos de cartolina várias vezes.

Como jogar:
Cada participante pega o seu tapetinho. O primeiro joga o dado e pega a quantidade de palitos que caiu no dado. Em seguida, o outro participante joga e procede da mesma maneira. E assim vai o jogo inteiro pegando a quantidade que cair no dado. Só que o aluno tem que amarrar sempre que der 10. Quando ele amarrar um grupo de 10, esse grupo vai sair do grupo dos soltinhos para o grupo dos montinhos. Quando o grupo dos montinhos tiver 10 montinhos, o aluno amarra , faz um monte e muda para a terceira casa que é a do monte.
Obs: Você pode falar que quem vai ganhar é quem fizer um monte primeiro, por exemplo.
Ao final do jogo pegue os números e coloque nas casas  o número correspondendo a quantidade que foi encontrada por cada aluno. Na foto o aluno tinha feito 15( um montinho de 10 e 5 soltinhos), então foi colocado o número 1 ( na casa dos montinhos ) e 5 ( na casa dos soltinhos). Com isso ele visualizará que esse um vale 10.



Quando o aluno entender esse processo você pode fazer com o dinheirinho, utilizando as notas de 1, 10 e 100. em vez de fazer o tapetinho de EVA, você pode separar a carteira em três partes com a fita adesiva. E aí joga-se da mesma forma. Quando o aluno tiver 10 notas de 1 real, ele trocará por uma de 10 e mudará para a próxima casa. Quando ele tiver 10 notas de 10 ele trocará por uma de 100.
O próximo passo é fazer o jogo com o material dourado.
O dinheirinho chinês são as tampinhas coloridas encapadas com papel alumínio.
Vermelha- vale 1
Verde - vale 10
Dourada vale 100
Aqui o aluno vai precisar de uma abstração maior, mas o jogo procede da mesma forma.
Com esse jogo o aluno vai entende o QVL ( Quadro Valor de Lugar) e então ele vai entender que o número da foto acima é 111. Que 1 que tá na unidade vale 1, o 1 que tá na casa das dezenas vale 10 e que o 1 que tá na casa da centena vale 100.Ou seja, ele vai entender o valor posicional do número.

Um comentário:

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