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Criatividade

domingo, 10 de abril de 2011
Olá! Essa foto do meu caçulinha me inspirou a falar de um assunto legal que é a criatividade. Se vocês não notaram, ele está no seu foguete espacial construído por ele mesmo. Não é muito criativo? No seu mundinho encantado ele é o Buzzlightyear do desenho do Toy Story. Observem os passageiros  os "Michey mouses" . E o volante? Olha o detalhe da mochila no final do foguete, não esqueceu de levar nem a bagagem. Não é pura criatividade!Como disse Picasso:“Toda criança é artista. O problema é como permanecer artista depois de crescer” e Walt Disney já dizia que "Criatividade é como ginástica:quanto mais se exercita mais forte fica."


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"Para Piaget, a inteligência é compreender (uma espécie de criatividade interna da mente face ao real) e inventar (uma espécie de criatividade de novos comportamentos para enfrentar a realidade). Como a teoria piagetiana é baseada num construtivismo (seqüencial), logo se percebe que a teoria de Piaget é a própria teoria da criatividade, pois, sem criatividade não há 'construção'."
O fato mais marcante de sua teoria é a evolução que é a criatividade como processo vital permanente.
"A acomodação (ou aprendizagem) é a própria criatividade, pois acomodar, no sentido piagetiano, é reestruturar (reorganizar) o comportamento para enfrentar os constrangimentos do meio (toda criatividade é funcional: só se cria para 'sobreviver', no sentido mais amplo da palavra). Se algo não desestimula as reorganizações, o animal (e principalmente, o homem) passa a, sobretudo, criar (inventar), com uma pré-correção de futuras possíveis desadaptações. Se o meio é muito uniforme ou a repressão é grande, a criatividade desaparece. O estado natural do homem, pois, é inventar (criar). Por isto o homem alarga continuamente 'seu espaço vital', como que se prevenindo contra futuras 'carências"(pré-correção). Mas, em que consiste para Piaget a criatividade? Como ele pensa em termos de 'construção", pode-se daí deduzir o que seja 'criar' para Piaget. Construir é complexificar as estruturas do comportamento (motor-verbal e mental) de modo que se tornem, progressivamente, mais amplas, mais complexas, mais móveis e mais estáveis. Neste sentido, a disciplina essencialmente criativa é a matemática. A matemática é toda 'inventada': não é o estudo da realidade, como a física que se preocupa em 'descobrir', um tipo particular de 'criatividade' baseado na observação dos fatos.
"Para Piaget, a inteligência é construtiva e, na verdade, o desenvolvimento da inteligência não passa da criação gradual de novos mecanismos de pensamento. É criação porque não é descoberta ou cópia de qualquer coisa que esteja fisicamente presente. Classes e probabilidades não podem ser encontradas no mundo físico. São conceitos construídos criativamente pela inteligência humana, e não podem ser fornecidos por meio da linguagem ou de outros símbolos.
Para Piaget, a inteligência criativa se realimenta de seus próprios e gerais mecanismos de ações.
Para Piaget, a educação consiste em fazer criadores, inventores, inovadores. Para ele, todos os indivíduos, em maior ou menor grau, podem ser criadores e para isso não existem receitas nem métodos.
O desenvolvimento da criança coincide com o desenvolvimento cognitivo, uma vez que Piaget relaciona a gênese da representação com a imitação, que é apenas uma de suas fontes, uma vez que a imitação para a representação fornece seus "significantes" imaginários.
A atividade lúdica também leva a ação à representação, uma vez que passa do exercício sensório motor para a forma do jogo simbólico ou jogo de imaginação.
Conforme Sã, Piaget desenvolve duas teses fundamentais, ligadas ao desenvolvimento da criatividade.
(I) Através do jogo e da imitação pode-se acompanhar a passagem da assimilação e acomodação sensório-motora para a assimilação e acomodação mentais, características do início da representação.
É essa união entre a imitação efetiva ou mental de um modelo ausente e as significações fornecidas pelas diversas formas de assimilação que permite a constituição da função simbólica. Portanto, existe continuidade funcional entre o sensório-motor e o representativo.
(ll) Tese da interação entre as diversas formas de representação. Piaget contesta a psicologia associacionista como também se opõe à continuidade entre a percepção e inteligência, que é característica da Gestalt.
Inté a próxima! Bjks

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